Já lá vai o tempo em que a moda se limitava ao vestuário. Hoje em dia o leque é muito mais extenso, incluindo a decoração neste espectro.
Da sala de estar ao quarto, os têxteis desempenham um papel vital na criação de ambientes que refletem a nossa individualidade. Ao longo deste artigo vamos explorar algumas tendências nos têxteis lar que estão a redefinir a forma como percepcionamos a moda e como a podemos encontrar nos pequenos detalhes das nossas casas.
Continue a ler este artigo para descobrir mais.
Tendência 1: Minimalismo
O minimalismo continua a ter uma forte influência na decoração de interiores e os têxteis lar não ficam atrás.
Tecidos simples, como linho e algodão, em tons neutros e suaves dominam os espaços contemporâneos, adicionando uma sensação de calma e sofisticação.
Tendência 2: Tons naturais
A natureza continua a ser uma das principais fontes de inspiração da indústria da moda. Tons terracota, como o castanho e o verde musgo estão a ganhar destaque nos têxteis que usamos para decorar as nossas casas.
A estas cores está associada uma sensação de conexão com o ambiente natural, criando espaços que são simultaneamente elegantes e acolhedores.
Tendência 3: Texturas
As texturas têm conquistado cada vez mais apreciadores!
Tecidos ricos em texturas, como veludo, lã e tricô, estão a ser usados para adicionar profundidade e interesse aos espaços, convidando ao toque e criando uma atmosfera acolhedora e convidativa.
Tendência 4: Sustentabilidade
Não poderíamos falar em novas tendências do mundo da moda sem referirmos aquela que mais tem influenciado a indústria nos últimos anos: a sustentabilidade.
Os têxteis eco-friendly estão a conquistar o seu lugar na decoração das nossas casas. Materiais como o algodão, o linho e tecidos reciclados estão a ganhar popularidade, dando a possibilidade de apostarmos numa decoração que é ao mesmo tempo sofisticada, irreverente e amiga do planeta.
Além disso, a crescente preocupação com a sustentabilidade tem levado a que muitos consumidores optem por estilos de vida mais responsáveis, optando por produtos duráveis e de baixo impacto ambiental, contribuindo para uma casa mais ecológica e harmoniosa.
Já está rendido a alguma destas tendências?
Ao incorporar estas tendências nos nossos espaços podemos criar ambientes modernos, mas também espaços que espelham a nossa personalidade e onde nos sentimos verdadeiramente em casa.
A moda é cíclica e inspira-se em várias áreas e setores da sociedade. Para 2024 estas são as tendências que irão pautar as coleções têxteis desenvolvidas, mas o futuro é sempre uma incógnita, repleto de surpresas.