Numa época de mudança social, quando Portugal começava a escrever uma nova página da sua história com a instauração da República, uma mulher destemida desafiava as convenções.
Foi em 1911, que Etelvina de Jesus Machado deu vida à Manual de Tecidos de Algodão, uma indústria pioneira dedicada à confecção artesanal de colchas.
Num tempo em que era raro ver uma mulher liderar uma empresa com as suas próprias mãos, Etelvina possuía uma visão e uma determinação que transcendiam as barreiras do destino.
Em 1925, Etelvina casou-se com Vital Marques Rodrigues, expandindo o seu negócio para além das colchas, entrando no mundo da tecelagem e da tinturaria. Juntos, apostaram na diversificação, marcando o início de uma nova era para a empresa.
O tempo desdobrou-se e a Manual de Tecidos de Algodão floresceu, mesmo em tempos difíceis marcados por crises e guerras. Em 1969, a produção tornou-se mais abrangente passando a incluir tecidos jacquard para colchões, e a empresa assumiu o nome de Sociedade Vital Marques Rodrigues, Filhos, Lda.
O legado de Etelvina chegou até aos nossos dias. Atualmente, a empresa é gerida simultaneamente pela terceira e quarta geração. Os descendentes de Etelvina não deixaram esmorecer este projeto que nos dias de hoje se destaca pela sua ampla gama de produtos e pela relação próxima que mantém com os seus clientes e parceiros.
É por isto que podemos dizer que somos orgulhosamente uma empresa industrial centenária com uma vasta experiência têxtil, mas com uma constante busca por inovação e desenvolvimento, combinando a tradição com uma mentalidade empreendedora.
A nossa aposta na melhoria contínua permite-nos ter uma equipa com cerca de 120 colaboradores motivados e com uma enorme vontade de desenvolver peças únicas no mercado português.
Somos o produtor de têxtil lar mais antigo de Portugal e queremos continuar a levar o sonho da Etelvina aos quatro cantos do mundo!
O que achou da nossa história?